CEPAPA | Niterói – RJ

 

 

projeto: Centro de Estudo e Pesquisa em Aquicultura, Pesca e Ambientes aquáticos

local: Piratininga – Niterói/RJ

cliente: SEDRAP – Secretaria Estadual de desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca

ano:2014

área de projeto: 2.347,00 m²

salas de aula: 03 unidades

Laboratórios: 11 unidades

 

Este Memorial descreve as premissas e as soluções de projeto para implantação do Centro de Estudos e Pesquisa em Aquicultura, Pesca e Ambientes Aquáticos – CEPAPA, a serem observadas na elaboração do projeto executivo.

O CEPAPA será construído em um terreno de 2.965,40 m² localizado à Avenida Celso Kelly no. 57, em Piratininga, Niterói, onde funcionava o antigo Iate Club Piratininga, às margens da lagoa de Piratininga, na Área de Especial Interesse Social 14, dentro do Plano Urbanístico da Região Oceânica de Niterói.

O estudo foi elaborado a partir de um programa básico apresentado no Termo de Referência do Edital.

A partir da proposição inicial foram desenvolvidas adaptações de áreas de laboratórios e administrativas decorrentes das necessidades específicas de cada setor, surgidas pelo contato com cada especialista envolvido no projeto.

Houve necessidade de adequação do programa inicial com acréscimo de áreas e criação de novos ambientes.

O edifício será construído em dois pavimentos e terá área construída de 2.347,00m².

Privilegiou-se a localização das áreas laboratoriais, as áreas de espaço multiuso e as áreas de convivência no pavimento térreo, buscando facilitar a integração com a clientela de colônia de pescadores distribuídas no entorno.

No segundo pavimento localizam-se as áreas administrativas, as salas de aulas teóricas o laboratório multiuso e a biblioteca.

Procurou-se uma implantação que preservasse a vegetação existente no terreno. Haverá necessidade de apenas seis remoções de indivíduos arbóreos, que serão substituídos como medida compensatória.

Haverá necessidade de demolição total da edificação existente por não apresentar condições de aproveitamento, devido a sua precariedade.

O projeto previu, também, a elevação da cota de implantação do edifício entre 50 e 95cm do solo, para maior permeabilidade do terreno e garantir proteção quanto a umidade por percolação.

Foi definido como acesso principal ao CEPAPA a Rua da Ciclovia para facilitar o ingresso da população local e valorizar a porta de entrada numa perspectiva mais ampla. Os acessos social secundário e de serviços permaneceu ligado à Avenida Celso Kelly, como facilitador de carga e descarga de insumos e dejetos pela proximidade do sistema viário local. Pela Rua da Ciclovia foi previsto, também, um acesso de manutenção.

A entrada principal, pela Rua da Ciclovia, tem como pano de fundo um generoso pé direito duplo, marcando o acesso ao edifício que recepciona o seu usuário em amplo pátio coberto ligado diretamente a um prisma com jardim criado à partir de três grandes árvores já existentes no terreno.

Ainda neste pavimento privilegiou-se a implantação dos setores laboratoriais e sala multiuso pela facilidade do acesso de infraestrutura física e de insumos. Na entrada de serviço pela Avenida Celso Kelly se faz presente estacionamento para até seis carros e para bicicletas e o acesso ao edifício se dá através de circulação com vestiário para funcionários, almoxarifado e área técnica.

A área educacional foi locada no segundo pavimento garantindo um ambiente mais resguardado para suas atividades. Neste pavimento reuniu-se também o setor administrativo.

Serão utilizados no projeto todas as recomendações da NBR 9050 e cumpridas normas de sustentabilidade do PROCEL e as de segurança e escape do CBERJ.

O projeto foi desenvolvido utilizando-se modulação de 1,20m, compatível com as placas de fechamento internas em painéis de gesso acartonado estruturadas com perfis de alumínio tipo drywall.

Os fechamentos externos serão em ripas e venezianas de madeira e módulos com aberturas em vidro.

A estrutura empregada no projeto para os pilares e cobertura são em madeira, apoiadas em blocos de concreto sobre fundações profundas (estacas pré-moldadas de 12m a 14m). As lajes de piso do pavimento térreo e segundo pavimento serão em steel deck. Não foi considerado no projeto laje de cobertura.

A circulação vertical se dará por escada e rampa em estrutura metálica, com acesso pelo pátio coberto garantindo a acessibilidade total a edificação.