Unidade Habitacional Multifamiliar | Santa Maria-RS

projeto: Edifício Residencial

local: Rua Cel. Ernesto Becker –Santa Maria/RS

cliente: FHE – Fundação Habitacional do Exército | licitação nº 13/2016

ano:2017

apartamentos: 132 unidades

área de projeto: 20.355,00m²

A inserção do edifício no tecido urbano da cidade pelo seu porte traz impactos relevantes pelo volume projetado. De modo a manter uma relação mais amigável com esse entorno foi proposto a implantação do edifício o mais afastado possível das divisas lindeiras as vias públicas, aproveitando este afastamento para desenvolver talude bastante suave e arborizado, dialogando com as Ruas Cel. Ernesto Becker e Borges de Medeiros, a utilização de pilotis no primeiro bloco contribui para minimizar o impacto da edificação sobre quem se utiliza dessas vias, dando a sensação ao transeunte de continuidade em relação ao envoltório urbano.

A orientação de insolação pelo tamanho do empreendimento e desenho do terreno não permitiu que se utilizasse de fachadas priorizadas tendo se optado pela construção de duas torres unidas por um bloco de circulação vertical e utilidades afim de otimizar a utilização destes o que gerou fachadas com orientações diversas. A implantação ortogonal entre as torres permite também maior privacidade entre as unidades habitacionais que ficaria bastante prejudicada com um partido que adotasse a inserção de colaterais ou frontais.

A otimização dos controles de acesso ao condomínio foi tratada com todos os acessos concentrados num único local a partir de um único posto de controle. (A distância dos limites do terreno e o desnível de 4 metros em alguns pontos, também trazem uma certa autonomia a edificação).

Em vista do número de unidades habitacionais do empreendimento optamos por duas áreas de lazer distintas uma no pavimento térreo  (com churrasqueira, parque infantil, salão de festas, com copa  e sanitários, espaços de convivência cobertos e descobertos) e outra na cobertura da torre frontal (com salão de festas, sanitários, espaço coberto e descoberto, além de uma vista panorâmica de toda a cidade), o que permite a realização de duas atividades distintas ao mesmo tempo, esta opção gerou a possibilidade de acréscimo de mais quatro unidades habitacionais na torre de fundos somando um total de cento e trinta e dois apartamentos otimizando a relação custo benefícios por unidade. Se em algum momento os gestores do empreendimento entenderem que seria essa uma opção desnecessária o ultimo pavimento poderá ser simplesmente suprimido sem que isso implique em não atendimento ao programa solicitado, podendo as vagas remanescentes serem destinadas a visitantes.

As unidades habitacionais foram projetadas de modo a permitir variações de lay out e programa facilmente implantadas em função da necessidade de seus habitantes com alta capacidade de resiliência ao programa inicial. Assim poderemos com a supressão do quarto contiguo a sala ter um aumento da sala ou transformação de seu uso. Todos os compartimentos das unidades dispõem de iluminação e ventilação naturais, esse mesmo cuidado foi adotado para todas os demais espaços projetados inclusive circulações, áreas técnicas e pavimentos de garagem.

Além da desejável iluminação natural o edifício garante visadas da cidade em todas as suas áreas de convivência e circulações além do hall dos elevadores de onde se descortina toda a cidade.