Escola Jornalista Maurício Azêdo | Caju-RJ

 

projeto: Construção do Colégio Estadual Maurício Azêdo(Dupla Escola)

local: Rua Carlos Seidl–Caju –Rio de Janeiro/RJ

cliente: EMOP

ano:2016

área de projeto: 4.251 m²

O projeto prevê a construção de escola técnica para formação de mão de obra de apoio à indústria naval do Rio de Janeiro, que apresenta forte concentração no bairro do Caju. A área disponível para a construção do empreendimento situa-se no terreno que foi sede do antigo Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, inaugurado por Dom Pedro II em 1889, no seu último ato como imperador.

O complexo hospitalar foi abandonado pelo Estado no final da década de 1990, dando início a ocupação dos blocos de internação e do terreno. Assim seguiram anos de descaraterização e arruinamento do conjunto. Do edifício histórico, que abrigava a antiga administração do Instituto, restaram apenas as paredes perimetrais e parte das divisões internas.

Considerando o caráter simbólico da edificação, para a preservação da memória e da importância histórica da instituição, foram mantidas no projeto as paredes existentes para a locação das áreas administrativas e culturais da escola. O portão de entrada em ferro, também da época da construção inaugurada em 1889, foi preservado e mantido no local de origem, assim como as duas guaritas existentes.