Michelin

 

projeto: Fábrica de Pneus da Michelin

local: Resende/RJ

cliente: Construcap

ano:2010

área de projeto: 91.000,oo m²

 

Na urbanização foram considerados dois tipos de tráfego, um pesado de caminhões, e outro leve de pessoas e veículos leves. Dividimos esses dois tráfegos em duas pavimentações diferentes, cada qual apropriada para o tipo de tráfego que receberá. Foi criada uma via de tráfego pesado entre os prédios 023 Fuel Oil Pump Building e o 024 Boiler House (Chauferrie) para permitir o acesso de caminhões e demais veículos aos prédios. Toda a área no entorno das novas edificações foram consideradas como área de paisagismo, com isso tornando o ambiente menos árido, com maior área permeável, trazendo maior conforto térmico, e deixando o ambiente mais aprazível.

As passarelas foram entendidas como elementos de conexão, por isso tratadas de forma diferente, com o material e paginação de fachada diferentes. As passarelas quebram o monolitismo da edificação  dando a cada prédio sua individualidade, e para reforçar tal quebra foram utilizadas as telhas de revestimento ora na vertical, ora na horizontal, compondo assim o movimento da fachada; movimento esse que foi reforçado pela iluminação cênica, feita por conjuntos de lâmpadas com foco direcionável sempre seguindo o sentido da telha, além de proposta gráfica

Na área prevista para a ampliação propusemos um espelho d’água, que além de servir como tanque de retardo para as águas pluviais captadas pelas coberturas, também servirá como espelho, modificando a proporção visual das edificações, que serão duplicadas e terão uma proporção mais agradável já que estas tem o comprimento bem maior do que a altura.

Com o intuito de minimizar os custos com consumo de energia no que diz respeito a iluminação foram criadas aberturas nas coberturas dos galpões correspondentes à 3% da área total de projeção, garantido assim a iluminação zenital nos níveis de conforto desejado.