Cinema em Miracema | RJ

 

projeto: Projeto de cinema

local: Miracema /RJ

cliente: Secretaria de Estado de Cultura

ano:2016

área de projeto: 769,27m²

capacidade: Duas salas com total de 166 assentos

 

Este Memorial descreve as premissas e as soluções de projeto para implantação do Complexo Exibidor – Cinema da Cidade Miracema, a serem observadas na elaboração do projeto executivo.

O complexo exibidor será construído em um terreno de 2.250,00m² localizado à Avenida Carvalho, esquina com Rua Coronel Armando Ribeiro s/n°, em Miracema – Rio de Janeiro em um terreno cedido pelo Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros e próximo ao
Colégio Estadual Prudente Moraes.

O projeto foi elaborado a partir de um programa básico apresentado no Termo de Referência do Edital e o Anteprojeto fornecido pela ANCINE e elaborado pela Archi 5 Arquitetos Associados. Houve necessidade de adequação do programa inicial com acréscimo de áreas e criação de novos ambientes para atender às necessidades locais.

Privilegiou-se o recuo do edifício em relação à rua principal permitindo a criação de uma grande praça frontal pública que serve à população da cidade de Miracema e dá acesso ao Complexo Exibidor.

Nos fundos do terreno previu-se acesso de serviços para abastecimento, um estacionamento com 07 vagas destinadas aos funcionários e a locação de infraestruturas de instalações elétricas e hidráulicas.

O complexo será implantado na cota +100,10, 10cm a mais da cota do meio-fio. Não se observa na região necessidade de proteção contra enchentes, dado levantamento histórico de cotas de enchentes fornecido pela Prefeitura Municipal.

O complexo terá 769,27m² de área construída, taxa de ocupação de 31,60% e taxa de permeabilidade de 43,00%.

As duas Salas de Cinema são interligadas através de um grande foyer com pé direito generoso que recepciona o público e abriga as áreas administrativas, de serviços e a Sala Multiuso.

Privilegiou-se a localização da Bilheteria e dos espaços comerciais próximo às entradas, preservando as áreas de acesso restrito ao fluxo principal. Os acessos às Salas de Projeção acontecem no eixo central de circulação, facilitando o acesso direto do público.

Os banheiros públicos localizam-se abaixo da arquibancada da Sala de Projeção com 72 lugares, fora da circulação do maior fluxo, permitindo maior discrição de uso.

O projeto apresenta sistema de reutilização de águas pluviais na rega de jardins e nos vasos sanitários dos banheiros públicos e dos vestiários de funcionários.

A praça frontal prevê o plantio de 18 Árvores novas melhorando o conforto térmico no terreno, além da criação de diversas jardineiras que permitem um melhor escoamento da água das chuvas.

O projeto prevê ainda a utilização de telha metálica termoacústica aumentando o conforto térmico e acústico de todo complexo, permitindo economia energética nos sistemas de refrigeração.