COE – Comando de Operações Especiais da PMERJ

projeto: Construção do Comando de Operações Especiais

local: Avenida Almirante Frontin–Ramos –Rio de Janeiro/RJ

cliente: EMOP

ano:2010-2012

área construída: 63.329 m²

área urbanizada: 153.791 m²

O Comando faz parte do novo conceito para a política de segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro em concentrar em uma mesma área todos os serviços especiais policiais ligados à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para facilitar a integração desses setores em ações coordenadas.

O projeto prevê a implantação das seguintes corporações: Grupamento Marítimo, Grupamento Aéreo, CIESP, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão de Choque, Batalhão de Ação com Cães criando o Comando de Operações Especiais, o COE.

O projeto procurou dotar as edificações de uma linguagem arquitetônica única de acordo com as orientações do Comando, evitando a caracterização de cada setor por motivo de segurança e estabelecendo uma identidade de conjunto sem hierarquização das instituições.

Esse tipo de implantação pretende ser referência para as políticas de segurança nos países vizinhos já que é pioneiro na adoção dessa configuração.

O terreno onde será implantado o Comando de Operações Especiais tem área de 198.000,00 m² e abrigava o antigo quartel do 24o Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército, cedido ao Governo do Estado em 2010. Sua localização é estratégica do ponto de vista logístico, pois permite o acesso terrestre direto aos principais eixos viários da cidade do Rio de Janeiro (Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha), o acesso marítimo direto a baia de Guanabara e o controle aéreo facilitado pela proximidade do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim.

Sua localização, também, contribui para a implementação da política de pacificação dos complexos da Maré, do Alemão e do Jacarezinho, se inserindo dessa maneira na política de segurança a ser implantada no município visando os grandes eventos internacionais que a cidade do Rio de Janeiro sediará nos próximos anos.

Para a implantação do Comando de Operações Especiais será necessária a demolição total de todas as dependências remanescentes do antigo Batalhão de Infantaria Blindada, com 50 edificações em estado de deterioração acentuado por estarem sem uso regular há muitos anos.