Quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel

projeto: Construção da Quadra da Escola de Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel

local: Avenida do Brasil, 31.146 –Realengo –Rio de Janeiro/RJ

cliente: Tensor Empreendimentos LTDA

ano:2011

área de projeto: 5.120 m²

A principal preocupação que orientou a elaboração do projeto foi adotar o espaço de setores de utilização independentes como a área externa, a praça principal e o corpo principal cujos espaços podem receber eventos sem a necessidade de utilização de toda infraestrutura do complexo.

O projeto permite, também, a utilização do espaço da quadra para eventos diversos de sua função primordial, como o uso para atividades culturais, shows de música, encenações teatrais e projeções audiovisuais.

O complexo será dotado de condições de sustentabilidade e acessibilidade com a adoção de reservatórios de reuso de águas pluviais, tanque de retardo e acessos e facilidades para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O Terreno onde será implantado o complexo tem área aproximada de 33.800 m² e está situado no lado direito da pista sentido oeste da Av. Brasil na altura de Padre Miguel.

A implantação proposta utiliza racionalmente a topografia existente no terreno, sendo considerado como nível de referência para implantação do projeto, aquele onde se localizarão às atividades principais do programa como a grande praça, o acesso principal e a quadra de ensaios, e tem como parâmetro o nível da via auxiliar da Av. Brasil, que se desenvolve 2 metros abaixo da via principal.

No nível dominante do terreno, que se encontra 3,5metros abaixo do nível de referência, se localizará o subsolo da edificação, destinado às atividades de infraestrutura de instalações prediais, estacionamento e acessos privativos.

As áreas externas imediatas deverão ser pavimentadas com blocos intertravados de concreto, onde indicado em projeto.

Os canteiros do estacionamento serão gramados conforme indicado em projeto.

Os acessos de público para o interior do edifício e veiculares para acesso de carga e descarga do palco deverão ser desobstruídos e este último deverá prever afastamentos e carga superior para transito de caminhão baú.